domingo, 18 de setembro de 2011

Porque choramos?


mulher chorando
Chorando
Cada um sabe seus motivos para derramar lágrimas, mas, afinal, qual é o propósito de chorar? Um cientista tem uma teoria do motivo pelo qual o choro evoluiu: de acordo com Oren Hasson, as lágrimas podem servir como uma forma de mostrar que você baixou a guarda.
O biólogo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, acredita que o choro é um comportamento evoluído. “Minha análise sugere que, ao borrar a visão, as lágrimas baixam as defesas e funcionam como um sinal de submissão, um pedido de ajuda, e até mesmo como uma mostra de coesão em um grupo”, afirma Hasson. Isso acontece porque a visão borrada serve como um modo de impedir um comportamento agressivo. “É possível mostrar que está se submetendo a um ataque, e assim conseguir compaixão, ou até mesmo atrair simpatia e talvez conseguir assistência de outras pessoas”, diz o pesquisador.
O derramamento de lágrimas por motivos emocionais é uma característica única dos humanos. No passado, cientistas sugeriam que o choro acontecia para tirar substâncias químicas ligadas ao stress do nosso corpo, para bebês mostrarem que têm um problema ou simplesmente para que a pessoa se sinta melhor.
Outra característica única do choro humano é a possibilidade de compartilhar as lágrimas com outros: “Se você conseguir uma amostra mútua de defesa baixa, isso significa que podemos nos ligar, que somos amigos que têm uma mesma emoção”, acredita Hasson. O pesquisador também aponta que a eficácia deste comportamento depende com quem acontece e do local em que acontece, já que em algumas ocasiões, como no trabalho, o choro deve ser escondido.
O psicólogo evolucionário David Buss afirma que a teoria de Hasson é a hipótese mais plausível sobre a função do choro para os humanos. [Live Science]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...